Um grupo de croatas terão repetido os gestos várias vezes na 1.ª parte do encontro da Liga das Nações
Sete pessoas foram detidas por terem feito "saudações nazis" durante o jogo de domingo entre a França e a Croácia, no Stade de France, para a Liga das Nações de futebol, anunciou esta segunda-feira o chefe da polícia de Paris.
De acordo com Laurent Nuñez, num comunicado publicado na rede social X, o sistema de vigilância permitiu não só garantir a segurança de adeptos e jogadores como "deter sete indivíduos que realizaram saudações nazis durante o encontro".
"O desporto é e deve continuar a ser uma celebração. Estas pessoas não têm nada a fazer num recinto desportivo", acrescentou o responsável pela polícia parisiense.
Segundo fonte policial, cerca de 10 adeptos ultras croatas fizeram a saudação nazi durante o hino nacional e repetiram os gestos durante a primeira parte do encontro, que terminou com o apuramento gaulês no desempate por penáltis, por 5-4.
No final do jogo da segunda mão dos quartos de final da Liga das Nações, que garantiu a qualificação da França para as meias-finais, "sete autores das saudações nazis foram detidos e colocados sob custódia policial", especificou a fonte.
Antes do jogo, um grupo de cerca de 300 adeptos croatas foi escoltado pelas forças policiais até ao estádio, em Saint-Denis, no norte de Paris, tendo alguns entoado canções patrióticas, feito saudações nazis e acendido bombas de fumo.
"Barras de ferro, bastões telescópicos, varas de madeira afiadas e bombas de fumo foram detetados na posse de alguns apoiantes", refere ainda a mesma fonte policial.
Após o apito final do encontro, os adeptos croatas dispersaram pacificamente e os seus autocarros "saíram do local sem incidentes", acrescenta.
Depois de ter perdido por 2-0 na Croácia, a França anulou a desvantagem com um triunfo por 2-0 em casa e impôs-se no desempate por castigos máximos, qualificando-se para a final four da Liga das Nações, juntamente com Portugal, Alemanha e Espanha. Nas meias-finais, que vão decorrer em Munique e Estugarda, os franceses irão defrontar os espanhóis, enquanto portugueses terão pela frente os germânicos.
Aleksander Ceferin lembrou momento após a conquista da Liga das Nações pela Seleção Nacional
Na final da Liga das Nações
Casagrande e Roger Flores, ex-jogadores brasileiros que jogaram em Portugal, aplaudem título da Seleção na Liga das Nações
Mais uma iniciativa do nosso jornal
Davy Klaassen inaugurou o marcador no clássico com o Feyenoord com um grande remate de fora de área
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas