Craque de 16 anos brilhou no triunfo da turma holandesa na Liga Europa
Jorthy Mokio. Pode fixar este nome e começar a pesquisar mais sobre ele. Enquanto não o faz, tratámos do trabalho de casa e destacamos os motivos que levam este miúdo de 16 anos a ser já uma das figuras emergentes do histórioc Ajax de Amesterdão.
O central foi chamado à ação no passado domingo, no duelo do Ajax diante do Fortuna Sittard (2-0), em encontro da Eredivisie. Com 16 anos e 346 dias, saltou diretamente para o 2º lugar da lista de jogadores mais jovens do clube a estrearem-se na principal competição da Holanda. Só o mítico Clarence Seedorf conseguiu uma estreia mais jovem, com 16 anos e 242 dias, num jogo diante do Groningen, a 19 de novembro de 1992.
Esta quinta-feira, Jorthy Mokio voltou a destacar-se. Fê-lo na Liga Europa, ao assinar um golo na vitória do Ajax diante do Union St. Gilloise (2-0).
Este belga que já alinha nos sub-21 daquele país, começou a despontar no futebol ao serviço do Gent, seguindo depois para Amesterdão em 2024.
O pai é uma figura presente e explicou assim a evolução do craque: "No domingo, o treinador precisava de um lateral esquerdo. Ele joga habitualmente na equipa B como médio, fez formação como central e agora alinhou a lateral. A versatilidade dele sempre foi um dos pontos mais importantes do jogo dele."
"Estamos muito contentes por ter escolhido o Ajax. Não sei se sabem, mas o Barcelona também o queria. E o Lamine Yamal, que é também jovem, está a safar-se lá. Provavelmente também se teria destacado lá, mas também conhecemos muitos belgas que foram para grandes clubes em tenra idade e não se conseguiram impor. Muitas vezes não faz sentido", rematou confiante.
Quanto ao treinador Francesco Farioli, confia nas capacidades do miúdo: "Ele está a trabalhar com o grupo há algum tempo e está a tornar-se um elemento importante para o clube. Já mostrei que confio nele e acho que foi a altura certa para apostar nele."
Record conta-lhe os principais destaques de mais uma ronda do melhor do futebol europeu
Os dados da GoalPoint
As declarações do treinador do FC Porto após a vitória sobre o Malmö na conferência de imprensa
Rodrigo Mora foi o melhor dos azuis e brancos
Davy Klaassen inaugurou o marcador no clássico com o Feyenoord com um grande remate de fora de área
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas