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O projeto encabeçado por uma equipa de promoção liderada por André Lavadinho promete "inovação num formato mais compacto e acessível a adeptos, pilotos e equipas com o objetivo de impulsionar e ajudar a fortalecer o panorama dos ralis nacionais".
Para esse efeito, o Rally Series tem planeado já para 2025 um calendário de 5 eventos com um formato base consistente assente em pilares como um centro nevrálgico apelidado de "Arena" que concentra em si não só o centro da ação com um traçado competitivo e zona espetáculo onde o público pode assistir, mas também a área de assistência para as viaturas, espaço de restauração e uma zona de lazer a pensar nas famílias, sempre com atividades durante todo o dia onde todas as pessoas poderão passar "um dia em cheio".
"A especial da Arena traz o espetáculo ao público e pode ser implementada tanto em circuitos automobilísticos, como em centros de cidades ou até zonas industriais. Esta especial terá entre 3 a 5 quilómetros e será repetida durante a competição aliada a outras especiais mais tradicionais e longas, cerca de 8 a 12 quilómetros." - indicou Emanuel Moreira, o diretor organizacional do Rally Series.
"Este modelo procura aceder às necessidades atuais de entusiastas e competidores, mantendo a essência competitiva e emocionante que os atraiu para a modalidade, mas também fazê-lo de uma forma simples, sem grandes deslocações que inibe muitas vezes o público geral de aceder a estes eventos, e desta forma envolver toda a família. Para os pilotos e equipas, isto é uma proposta valiosa pois permite uma maior exposição mediática tão importante no que toca a planear projetos desportivos e atrair parceiros", explicou André Lavadinho. "Procuramos aceder às necessidades dos pilotos e equipas no que toca a representar marcas e receber quem os apoia, dando não só o acesso simultâneo à assistência e à possibilidade de ver assistir à ação num espaço confortável, mas até a criação de um espaço de networking para marcas e pilotos."
"O foco de um ponto de vista de eventos foi não só dinamizar a vertente desportiva, mas também inserir os ralis nas agendas locais com envolvência do público e famílias. A sustentabilidade destas competições passa muito pela atração de apoios e marcas e apenas com a envolvência do público é possível" destacou José Correia, coordenador do projeto.
Um evento Rally Series terá um máximo de 40 quilómetros competitivos abrangidos em 2 dias de m-de-semana com uma estratégia de horários base para maior facilidade de acompanhamento do público e meios de comunicação. Esta distância máxima permite um alinhamento com o compromisso ambiental imprescindível de um projeto automobilístico moderno, permitindo uma menor pegada ecológica de organização, público e equipas através do uso de menores recursos de logística, de terrenos e infraestruturas, de recursos e resíduos e claro, de combustíveis.
Para Bernardo Sousa, embaixador do Rally Series e apresentador oficial ao público em Baltar sublinhou que "este modelo moderno de 2 dias, um de competição pura, mas sempre perto do público e outro de preparação e interação com fãs é muito apelativo. Este projeto foi inicialmente comunicado à FPAK, que decidiu avançar com uma parceria estratégica para resolver o "problema" do impacto ambiental do desporto automóvel e continuar a ser pioneiros no automobilismo como têm sido reconhecidos".
Venceu a prova final do campeonato, à frente de Adruzilo Lopes. João Marcelino triunfou nas 2RM.
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